terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Ovelha


As Escrituras se referem a este animal doméstico mais de setecentas vezes. A ovelha representava a principal riqueza e o absoluto meio de vida dos pastores de rebanhos, provendo-lhes alimento para comer, leite para beber, lã para a confecção de tecido, pele e ossos para outras finalidades. Era usada como moeda no comércio e como oferta de sacrifício.
As ovelhas são sempre mencionadas nas Escrituras num sentido figurado. A ovelha é de natureza dócil e submissa (Isaías 53:7; Jeremias 11:19), indefesa (Miquéias 5:8; Mateus 10:16) e tem necessidade constante de ser guiada e cuidada (Números 27:17; Mateus 9:36). A Bíblia sempre faz referência à ovelha no Novo Testamento e a Jesus como pastor (Marcos 6:34; João 10:1-30; Romanos 8:35-37; Hebreus 13:20-21; I Pedro 2:25). O Cristo ressurreto disse ao apóstolo Pedro para "alimentar meus cordeiros" e "apascentar minhas ovelhas" (João 21:15-17).
As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo é bastante trabalhoso, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis.
Basicamente, a ovelha é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência.
A ovelha precisa ser pastoreada, pois como já foi dito acima, é um animalzinho indefeso, que se dispersa do rebanho facilmente. Sendo assim, vira presa fácil para os lobos que estão ao seu redor.  O pastor precisa estar sempre em alerta e observando sua ovelha para espantar os lobos e para que nenhuma se disperse. 
O lobo é um mamífero semelhante ao cão que anda em bandos de mais de trinta animais.
Lobos têm audição e visão apuradas, mas dependem principalmente do faro e geralmente capturam suas presas numa ação rápida. O lobo tem reputação de atrevido, feroz e voraz (Gênesis 9:27; Habacuque 1:8). Geralmente mata mais do que pode comer ou carregar e por isso é conhecido por sua avidez.
A Bíblia se refere a lobos literalmente somente em três passagens (Isaías 11:6; 65:25; João 10:12), sendo todas as outras em sentido figurado. Geralmente o lobo é símbolo de inimigos ou de perverso (Ezequiel 22:27; Sofonias 3:3; Atos 20:29). Tanto a coragem como a crueldade do lobo estavam na mente do patriarca Jacó quando previu o destino da tribo de Benjamim (Gênesis 49:27).
Em uma parábola, Jesus mencionou 100 ovelhas, porém quando o pastor contou suas ovelhas, percebeu que havia apenas 99, e por isso saiu a procurar a outra que havia sumido.
O pastor que cuida de suas ovelhas precisa ter muito amor por elas.  Continuando a parábola, o pastor quando encontrou uma de suas ovelhas, a que havia se perdido, ficou maravilhado, “e, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.( Lucas 15:6)
Em mais um dos textos da Bíblia relata uma história comovente, em que um jovem pastor, chamado Davi pastoreava as ovelhas de seu pai, porém veio um leão e um urso que tentaram tomar uma ovelha de seu rebanho, entretanto, o jovem Davi era agiu e valente, lutou com o urso e o leão e livrou a sua ovelhinha da morte. (1 Samuel 17:24-25)
Quando a Bíblia se refere à ovelha, no modo figurado, refere-se aos servos de Deus. A Palavra de Deus nos mostra quão perigoso é o mundo para nós, pois, ainda que pensemos que somos fortes e corajosos e podemos viver a nossa vida sozinhos, satanás, sendo o lobo, tem sempre suas artimanhas e sempre chega sorrateiramente conseguindo, muitas vezes, enganar as “ovelhas”. E por isso precisamos ser pastoreados, para sermos protegidos e guardados do perigo que nos rodea. Muitas “ovelhinhas” do Senhor andam errantes por que não são bem cuidadas, estão em apriscos enganosos, pois muitos estão apenas de olho em suas gorduras e lãs. Mas Jesus Cristo disse: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 10:16)
O adversário procura pertinaz enfraquecer e derrotar o rebanho de Deus e os tragar para o abismo, juntamente com ele e os seus anjos (Mateus 25:41), porque ele sabe que os seus dias na terra estão terminando. ( Apocalipse 12:12)
Jesus Cristo é o nosso Bom Pastor (João 10; Salmos 23), e muito em breve todas as ovelhas dispersas serão ajuntadas e a sua oração feita ao Pai há mais de 2000 anos será atendida.
“E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”.  Amém!
João 17:11-26

Texto Escrito Pela administradora do blog: Tamyres V.


Fontes de Pesquisa:

·         Bíblia Sagrada / Bíblia Ilúmina                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo(a)!!
Obrigada pelo seu comentário. Deus te abençoe !!!

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feito por um justo pode muito em seus efeitos. TIAGO 5:16"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...